2 de abr. de 2012

Novo domínio do Blogger

Quem tem um blog hospedado no Blogger deve ter percebido uma mudança no domínio do seu blog. Os blogs da rede Vivendo Porto Alegre também sofreram esta mudança.
O Blog Vivendo Porto Alegre, por exemplo, que tinha o domínio

http://vivendoportoalegre.blogspot.com/

passou a ter o domínio

http://vivendoportoalegre.blogspot.com.br/

O Blogger justificou a mudança e possíveis implicações para esta transição. Em relação ao número de visitas, o Vivendo Porto Alegre não sofreu alterações. No entanto, verificou-se que a disponibilidade do servidor do Blogger tem deixado muito a desejar.


Acima, vários blogs da plataforma Blogger acusando indisponibilidade do servidor. Abaixo, relatório de disponibilidade do Vivendo Porto Alegre.


Mensagens do tipo Error 503 têm sido constantes.


A regionalização dos blogs acabou estimulando uma alteração no endereço do Vivendo Porto Alegre. Embora a utilização de hífens em domínios esteja longe da unanimidade na comunidade blogueira, a hifenização no domínio do blog era necessária pelo extenso nome do blog.

Blog com domínio próprio

A escolha do antigo endereço foi uma decisão errada, e consertá-la implicava em perda de links e pagerank. Com a decisão do Blogger em alterar todos os endereços dos blogs hospedados no seu serviço, estava aberta a possibilidade de alteração no domínio, que agora é

http://www.blog-vivendo-porto-alegre.info/

A opção pelo domínio ".info" ao invés do ".com" se deve à pretensão do blog em prestar um serviço informativo sobre o cotidiano de Porto Alegre.

0 comentários: