29 de mar. de 2012

Blog Vivendo Porto Alegre de cara nova

Aproveitando a mudança de domínio em todos os blogs da grande família Blogger, o Blog Vivendo Porto Alegre passou a adotar um domínio próprio. Há muito tempo que se estudava a mudança de endereço, mas apenas com a decisão do Google em regionalizar os domínios (no Brasil, por exemplo, todos os blogs do Blogger passaram a ter o domínio ".br") é que se adotou o novo domínio.

Adotar ou não adotar um novo domínio?

A difícil decisão de optar por um domínio próprio se deve aos links conquistados pelo domínio antigo. O domínio blogspot.com do Vivendo Porto Alegre tinha 89 links segundo o serviço Alexa. Ao se adotar o novo domínio, o trabalho é recomeçado do zero.

O Clone

A adoção do termo "Blog" antes de "Vivendo Porto Alegre" resulta de um processo de diferenciação, no momento em que se constatou que o blog foi descaradamente copiado, tanto no Blogger, quanto no Twitter, Facebook, além do Google Plus.
A decisão assume um risco: a de perder a primeira posição na expressão de busca "vivendo porto alegre" no Google.
Embora o blog falsificado tenha logo sido abandonado (pelo menos até a data desta postagem), nas redes sociais os clonadores continuam ativos e com resultados mais expressivos do que a fan page oficial do blog.

Destaque para Alexa Review, Share This e Like Box

Se nas redes sociais os clones estão obtendo melhores índices, então a solução é canalizar os mais de 5000 visitantes mensais do Blog Vivendo Porto Alegre para fan page no Facebook.
Assim, foi incorporado o widget de Alexa Review e o widget Share This - que antes se encontrava fixo na sidebar do blog - agora passa a receber maior destaque no blog, pois independentemente do ponto da página de onde estiver o visitante, ele poderá compartilhar o conteúdo a qualquer momento. Ambos os widgets se encontram à esquerda do corpo de postagem da página. Outro que mereceu destaque foi a Like Box do Facebook, permanecendo à direita da sidebar. A Like Box do Facebook, assim como no Share This, permanecia fixo dentro da sidebar.

blog vivendo em porto alegre rs

O objetivo é estimular a utilização destes serviços, sobretudo em relação ao compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. A meta é que a fan page do blog receba a ação "Curtir" de 5 usuários do blog por mês.

0 comentários: