18 de set. de 2010

Política de controle de tags

Política de controle de tags.
Um termo que possa representar diferentes ideias, será associado a uma tag de tal forma a individualizar cada ideia. Essa representação obedecerá aos objetivos de cada tema do Vivendo Porto Alegre. O termo 'Júlio de Castilhos' poderá representar o Presidente do Estado responsável pela única constituição positivista no mundo; poderá representar um acesso à Avenida Presidente Castelo Branco; uma praça localizada no Bairro Independência; ou ainda a Avenida Júlio de Castilhos, no Centro. Nestes casos, de regra geral, a ideia será individualiza através do termo apropriado (praça, rua, etc.) e do nome (Praça México, Rua dos Andradas, etc.). Casos específicos serão tratados nas categorias respectivas.
A organização das tags em categorias.
De regra geral, cada tema do Vivendo Porto Alegre terá uma lista de tags correspondente ao seu tema. Um grupo de tags, no entanto, que possua um número significativo de tags, ou com relevante para o tema específico, receberá uma categoria para melhorar a visibilidade deste grupo. Não há um número fixo de categorias: a existência de uma categoria estará sujeita às observações acima. Eventualmente poderá haver categorias específicas para cada tema. Tal organização visará sempre facilitar a visualização e a navegação pelo usuário.
Grupos de tags que eventualmente aparecerão em alguns temas do blog, encontram-se abaixo.
Tags - variedades: todas as tags que não se encaixam nas outras categorias. Algumas tags na categoria 'variedades' provavelmente formarão novas categorias no futuro.
Tags - turismo: as tags reunidas nesta categoria representam pontos turísticos, instituições ou eventos significativos em Porto Alegre.
Tags - ruas e outros logradouros: tags que representam ruas, estradas, perimetrais, acessos, becos, travessas, elevadas, viadutos, além de outras vias não classificadas em 'avenidas'. A tag correspondente a essa categoria será construída pelo nome do logradouro antecedido por termo que individualiza a ideia (rua, estrada, etc). A exceção refere-se às perimetrais, designadas por 'Perimetral', 'Segunda Perimetral' e 'Terceira Perimetral'. Eventualmente poderão ser descritas por trechos (avenidas que a compõem, como por exemplo a Avenida Carlos Gomes). Neste caso, o trecho específico deverá ser recuperado na tag 'Carlos Gomes' na categoria Tags - avenidas.
Tags - parques, largos e praças: agregam tags compostas pelo termo que individualiza a ideia acrescido do nome. Exemplo: Praça Itália. São admitidas as diversas formas conhecidas de uma ideia. Exemplo: Parque Farroupilha. Parque da Redenção. Parque Paulo Gama.
Tags - bairros e regiões: tags relacionadas a regiões geopolíticas de Porto Alegre. A regionalização em bairros obedece a regionalização adotada pelo Município de Porto Alegre. A construção da tag se dá pela denominação que a individualiza (bairro, vila, etc.) e pelo nome. Exemplos: Ponta da Cuíca. Bairro Rio Branco.
Tags - avenidas: vias classificadas como 'avenidas'. A tag para esta categoria se dará apenas pelo nome do logradouro, por economia de caracter, já que o Blogger permite marcação por tags no máximo em 200 caracteres. Nos temas Memória e Lazer, Arte e Cultura, a ideia 'Júlio de Castilhos', por exemplo, receberá a tag 'Júlio de Castilhos'. Para designação da Avenida Júlio de Castilhos, se usará a tag 'Avenida Júlio de Castilhos'.